
Categoria: Artigos
Data: 06/07/2025
Quando eu era criança, ficava frustrado nos parques de diversão. Alguns brinquedos exigiam altura ou idade mínimas e, por ser baixinho, eu vivia esperando crescer alguns centímetros para poder entrar. Essa limitação de acesso me faz lembrar o antigo modo de relacionamento entre o homem e Deus: na antiga aliança, apenas o sumo sacerdote podia entrar, uma vez por ano, no Santo dos Santos – o lugar onde a presença de Deus se manifestava de forma mais plena. O povo ficava do lado de fora, esperando. Havia um véu. Havia uma distância. Mas hoje, o véu foi rasgado! Cristo, ao ser rasgado em sua própria carne, abriu um novo e vivo caminho. Seu sacrifício é superior, único, suficiente e eficiente. Por isso, todo aquele que crê tem acesso ao Pai. Esse acesso é irrestrito, imediato e ilimitado.
1. O ACESSO É IRRESTRITO
Agora, qualquer crente em Jesus pode se achegar à presença de Deus. Na antiga aliança, só a classe sacerdotal entrava no Lugar Santíssimo. Hoje, todo salvo no Calvário tem permissão de passar além do véu. Stuart Olyott disse: “A santidade de Deus não nos exclui mais de Sua presença.” Não precisamos mais nos encolher do lado de for a; podemos entrar sem medo, pois a penalidade foi paga na cruz. Esse é o privilégio do sacerdócio universal de todos os crentes! Condição: aproximar-se com sinceridade de coração. Isso significa ter uma motivação honesta, genuína e sem engano.
2. O ACESSO É IMEDIATO
Cristo abriu um novo e vivo caminho. Antes, o acesso passava por pátio, pia de purificação, altar de sacrifícios, Lugar Santo e, só então, o Santo dos Santos. Hoje, por Cristo, o acesso é direto. O véu foi rasgado no momento em que Seu corpo foi rasgado na cruz. Agora, podemos acessar a presença do Pai imediatamente por meio da fé.
Condição: aproximar-se com plena certeza de fé. Assim como os sacerdotes confiavam que o sangue removia o pecado do povo, também nos achegamos ao Deus invisível crendo que Seu sacrifício nos recebe.
3. O ACESSO É ILIMITADO
O sumo sacerdote entrava uma vez por ano, por pouco tempo, para uma função específica. Nós podemos entrar e permanecer. A qualquer hora, manhã ou noite, podemos estar na presença do Pai. Não há fila de espera, não há hora marcada. O véu que antes bloqueava agora está rasgado. Condição: aproximar-se com o corpo e a alma purificados. É necessário arrependimento. A mente culpada foge, mas o coração lavado pelo sangue permanece. Certeza de perdão é certeza de comunhão! Portanto, todo receio de se aproximar de Deus deve ser vencido pelo sangue de Jesus. Aproveite o privilégio: ore, leia a Palavra, congregue com alegria e viva toda riqueza de uma fé além do véu. “O véu que separava já não separa mais, A luz que outrora apagada, agora brilha e cada dia brilha mais.”